Como se organizar para ter um futuro mais tranquilo.

Imagine um grande castelo feito de tijolinhos LEGO. Agora imagine que esse castelo é a sua vida financeira, e que cada tijolinho é uma pequena parte do seu dinheiro.

Como você é o dono desse castelo, você é o responsável por organizar as peças, encaixar cada uma delas, e assim construir uma estrutura forte, que não vá cair ao primeiro toque, e fazer com que ele seja cheio de detalhes para que ele seja muito bonito.

Construir esse castelo é uma tarefa complexa, e que vai levar tempo, então o ideal é começar pensando no tipo de castelo que você quer construir, e assim organizar as peças para que a montagem seja possível.

Sem um planejamento, você var acabar com um monte de tijolinhos encaixados de qualquer jeito, que no final não se parecerá em nada com o que você imaginou.

Pense no planejamento como um manual com todos os passos que você precisa seguir para chegar no seu objetivo.

Para te ajudar a montar seu castelo, siga estas etapas:

Junte as peças para começar: Comece tentando identificar todo dinheiro que você recebe, ou seja, suas receitas, e também como você gasta esse dinheiro, ou seja, suas despesas.

Aqui você pode incluir seu salário, se já estiver trabalhando, ou qualquer quantia que você receba, como mesadas, seus investimentos, caso já fez algum. Junte também as contas fixas, que são aquelas que você tem que pagar todos os meses, como a conta de internet ou celular, e também gastos fora do planejado que você acaba tendo de vez em quando, como passeios ou saídas para comer.

Como você quer que o seu castelo seja: Pense em como você quer que seu castelo seja. Aqui a ideia é imaginar os seus objetivos, que podem ser coisas como comprar um carro novo, viajar para o exterior, ou quem sabe se organizar para ter uma aposentadoria tranquila quando estiver mais velho.

Organização das peças: Classifique suas despesas por categorias, como moradia, alimentação, transporte e lazer. É como separar as peças por cores e tamanhos, deixando tudo organizado para a construção.

Preparando uma base sólida: Criar uma reserva de emergência é como construir a base do seu castelo, uma estrutura sólida que te protege de imprevistos, como uma tempestade que pode derrubar suas torres. Exemplos de imprevistos financeiros que podem acontecer são a perda de um emprego, um problema no seu carro, ou problemas de saúde que exijam algum tratamento mais caro.

Investir em peças especiais: Investir seu dinheiro é como comprar tijolinhos especiais para melhorar o seu castelo. Investimentos como renda fixa, renda variável, imóveis, ações, tudo para fortalecer sua estrutura e gerar mais riqueza.

Revisão da construção: Às vezes, durante a construção, pode ser que você note que algo que você imaginou que ficaria legal não está saindo como você gostaria, e assim como na construção do seu castelo, o seu planejamento financeiro também precisa ser revisado de tempos em tempos. Revise suas metas e objetivos, receitas, despesas e faça os ajustes necessários para que seu castelo continue crescendo e evoluindo.

Dicas para um castelo de financeiro de sucesso:

Automatize: Use a tecnologia para que parte da sua renda vá direto para seus investimentos assim que entrarem na sua conta, assim você não corre o risco de esquecer. É como ter um robô que monta as peças do seu castelo para você. 

Busque orientação especializada: Um consultor financeiro pode te ajudar a escolher as melhores peças para o seu castelo, como um mestre que te ensina as técnicas e macetes para construir um castelo impecável.

Procure fazer cursos, ler bons livros, ou contratar algum serviço de recomendação de investimentos que possa te ajudar à fazer as coisas certas, e errar o menos possível.

Lembre-se: O planejamento financeiro é como um jogo de LEGO: uma atividade divertida e desafiadora que te permite construir a vida que você sempre sonhou, tijolinho por tijolinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress